As estratégias sobre como o Vale do Taquari vai se posicionar diante do plano de concessão da BR 386 foram discutidas pela Câmara da Indústria e do Comércio (CIC) da região. A reunião, ocorrida na manhã de quarta-feira (22), na sede da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), contou com a presença do presidente da Aci-e, Marcos Ivanor Tonin.
O presidente da CIC, Ito José Lanius disse que vê na privatização uma das únicas alternativas para o crescimento e o desenvolvimento da região, mas que o atual projeto precisa de ajustes. “Acredito que houveram avanços, como a redução no tempo previsto para o início das obras, mas existem muitos pontos que não estão bem claros, que precisam ser esclarecidos.”
A entidade se manifestou favorável à implantação de pedágio na BR 386, desde que possa fazer parte do grupo de trabalho que vai definir o editar. Para isso, irá buscar apoio com técnicos especialistas da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs) e da Federasul, para tornar mais claras questões como custo/benefício da obra, a base de cálculo usada para estabelecer o valor da tarifa ou mesmo outras dúvidas que possam surgir ao longo do estudo. Com base neste relatório, o diretor do Departamento de Relações com Entidades e com o Poder Público da CIC, Oreno Ardêmio Heineck, destaca que a região terá condições de atuar no grupo de trabalho que vai definir o edital junto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Para o presidente da Aci-e, Marcos Tonin, agora é o momento de negociar. “A região tem a oportunidade de participar dessa negociação e de ter conhecimento do teor do contrato de concessão, propondo alterações que contemplem mais transparência e maior fiscalização. “Precisamos unificar, alinhar o discurso, e com um grupo técnico, auxiliar no regramento do contrato, sugerindo critérios para a formulação das tarifas, por exemplo”, relata.