ACI-E comemora 83 anos de fundação nesta sexta-feira

 

A Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) completa nesta sexta-feira, dia 2, 83 anos de história. A entidade, fundada em 2 de setembro de 1939, conta hoje com mais de 300 associados, entre empresas, empresários, profissionais liberais e empreendedores.

 

Para o presidente Alex Herold, a ACI-E está consolidada como uma das principais entidades representativas do setor produtivo do Vale do Taquari. “São 83 anos unindo e liderando os empreendedores de Encantado, promovendo o associativismo e contribuindo com o desenvolvimento econômico e social dos associados e da coletividade”, salienta. “Agradecemos a todos que contribuíram e contribuem para que a ACI-E comemore esse dia com orgulho do que fez e sempre desafiada a fazer mais pelos seus associados”.

 

Herold destaca ainda a relação duradoura de associados com a entidade fato que, segundo ele, dá maturidade nas relações sociais e fortalece os princípios do associativismo e a atuação da Associação. “A ACI-E se sente respaldada a lutar pelos interesses dos seus associados, dos empreendedores e do desenvolvimento econômico e social de Encantado, pois está amparada por um quadro social muito forte, formado por pessoas que dedicam boa parte do seu tempo nas causas da entidade”.

 

Associados

 

Desde que foi fundada em 1957, a Orgatec Contabilidade é associada à ACI-E. Conforme o sócio-proprietário, Gilberto Bresolin, a empresa possui uma ligação profunda com a Associação visto que, até 1986, a ACI-E funcionava junto às dependências da Orgatec. “A ACI-E não tinha funcionários. Nós do escritório é que respondíamos pelas demandas”, lembra Bresolin, que destaca ainda a participação de profissionais da Orgatec em cargos estratégicos dentro da entidade. “O Décio Bergamaschi, meu sócio, já falecido, foi secretário geral durante 28 anos e eu pelo período de 12 anos. O André Bergamaschi, filho do Décio, também sócio, foi secretário, presidente e primeiro coordenador da Suinofest”, acrescenta. “Nem na melhor das previsões se imaginava que teríamos hoje uma entidade desse porte, com um prédio desse tamanho e com essa capacidade de atendimento aos associados. A ACI-E e um motivo de orgulho para Encantado”.

 

O advogado Nei Di Domênico é associado desde a década de 80, quando era diretor da Covasa-Couros do Vale, e foi presidente da entidade de 1987 a 1989. “Nesse período em que estive à frente da ACI-E, uma de nossas lutas era por melhorias no setor de telecomunicações”, lembra. “Sempre entendi que, sem uma entidade representativa de classe forte, é muito mais difícil galgarmos conquistas importantes. Cito, como exemplo, o projeto de videomonitoramento, na gestão do saudoso Marcos Tonin, e agora, recentemente, o plano de concessão das rodovias”.

 

 

Núcleos

 

Uma das iniciativas que ganhou força na ACI-E nos últimos anos é o trabalho desenvolvido pelos Núcleos do Programa Empreender. Atualmente são seis grupos que reúnem cerca de 120 empresas associadas: Mulheres Empreendedoras SuperAção; Saúde do Vale; Jovens Empreendedores; Turismo – Gastronomia e Hotelaria; Turismo – Atrações, Eventos e Negócios; e Desenvolvimento de Pessoas.

 

Raquel Cadore, proprietária da Sabor da Casa e do Espaço Flores.Ser, é coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas e integrante do SuperAção. Para ela, a ACI-E contribui com o crescimento das empresas e, principalmente, dos colaboradores. “Acredito no associativismo, pois juntos somos mais fortes. Particularmente, me desenvolvi muito como pessoa e profissional na Associação, que me proporciona excelentes conexões, treinamentos e oportunidades”, comenta.

 

A assistente administrativa do Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST), Marilene Daltoé, que também é integrante do Núcleo Saúde do Vale, considera a ACI-E uma entidade atuante e preocupada em buscar soluções para seus associados e interesses do município. “É a força do associativismo na prática”, diz.

 

Você sabia?

 

Nos documentos oficiais de 1939 encontram-se referências sobre a origem da então Associação Comercial de Encantado (A.C. Encantado), motivada pela vontade dos comerciantes locais de se unirem para tratar assuntos de interesse geral, não somente aqueles ligados a empresas, mas também da comunidade encantadense e regional. O primeiro presidente foi David Pio De Nes, proprietário de uma Casa Comercial. A diretoria contava ainda com Heitor Alexandre Peretti e Francisco Romano De Nes.

 

DIRETORIA (2022-2023)

Alex Sandro Herold – Presidente
Evandro Evaldo Klein – Vice-Presidente
Fabio Carlos Pretto – Diretor Financeiro
Rene Luiza Castoldi Gianisella – Diretora Administrativa
Darjela Calvi – Diretora de Núcleos

 

CONSELHO DELIBERATIVO

Álex Sandro Herold (Herold & Casaril Advogados SS);
André Ricardo Bergamaschi (Orgatec Escritório Contábil Ltda.);
Evandro Klein (Beneficência Camiliana do Sul – Hospital);
Gilberto Antônio Piccinini (Cooperativa Dália Alimentos Ltda.);
Maria Cristina Buffon Castoldi (Cristel Sistemas de Comunicação Ltda.);
Rafael Luiz Fontana (Lume Organização de Eventos Ltda);
Renata Casagrande Galiotto (Ciamed Distribuidora de Medicamentos Ltda.);
Ricardo Alves de Moraes (Baldo S/A);
Ricardo Fontana (Fontana S/A);
Roberto Scorsatto (Sicredi Região dos Vales);
Tiago Fachinetto (Di Hellen Indústria de Cosméticos Eireli);

Conselho Fiscal

Amarilida Miria Dacroce (titular) (Giordani e Cia Ltda.);
Victorio Armelindo Alba (titular) (Dominium Informática Ltda.);
Vitor Antônio Fontana (titular) (Sicredi Região dos Vales);
Roque Luiz Malaggi (suplente) (Malaggi Contabilidade Ltda.).