Associação dos Jovens Empreendedores do Vale – AJEV promove  3ª edição do evento “Feitas para Durar”

Programação ocorrerá no terceiro andar do Sicredi Região dos Vales e terá a presença dos gestores ClaudirDullius, Roberto Argenta e Paulo Bittencourt Rocha

 

A Associação dos Jovens Empreendedores do Vale (AJEV), núcleo da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), realizará a terceira edição do evento “Feitas para Durar”. A proposta da programação marcada para a noite do dia 24 de outubro é abordar a sucessão familiar nas empresas da região. O encontro, que contará com um coquetel de integração, ocorrerá no terceiro andar do Sicredi Região dos Vales, em Encantado, a partir das 19h.

 

Em 2024, a edição será especial, em homenagem às empresas afetadas pelas enchentes que assolaram o Vale do Taquari no último ano e que conseguiram se reerguer, afinal foram feitas para durar. O evento abordará o tema “Como recuperar-se após uma enchente avassaladora?” e será uma oportunidade para os empreendedores, gestores e estudantes adquirirem conhecimento sobre inovação e sustentabilidade, a partir de insights práticos para enfrentar desafios futuros.

 

Participarão do evento o proprietário das Lojas Dullius, Claudir Dullius, o presidente da Calçados Beira Rio S.A., Roberto Argenta, e o gestor da Bodega D’Lourdes, Paulo Bittencourt Rocha. A moderação do painel será da consultora, treinadora e coordenadora do Núcleo SuperAção, Lidiane Pretto.

 

Viver pós-catástrofe

 

A coordenadora do grupo de trabalho do “Feitas para Durar”, Isabela Moresco, comenta que o evento começou como uma iniciativa focada na sucessão familiar. “O mais legal de estar desde o início da criação dele até hoje, é ver como ele cresceu. Nas duas edições anteriores, trabalharam com várias empresas potências da região. Esse ano não será diferente, contudo, se torna ainda mais especial devido à mudança na temática abordada. Após as enchentes que atingiram o Vale do Taquari, não podíamos deixar de falar sobre como é viver o pós-catástrofe, se reerguer e decidir continuar”, salienta.

 

Isabela também menciona que a programação apresentará uma visão diversificada, com duas empresas grandes e consolidadas e uma mais familiar, mantendo o cerne inicial do evento. “Essa decisão foi baseada na composição do núcleo, formado na maioria por empresas de pequeno a médio porte, questionando: se nós, na nossa pequena empresa, da nossa família, pegássemos enchente, o que faríamos?”, questiona.

 

Também integrante da AJEV e do grupo de trabalho do “Feitas para Durar”, Ricardo Bouvié acrescenta que o evento é um excelente espaço para diálogo sobre os desafios que empresários enfrentam após a catástrofe climática no Rio Grande do Sul. “Não é apenas uma troca de experiências, mas uma oportunidade única para o público entender, em primeira mão, o que significa resiliência empresarial em tempos de crise extrema. Teremos relatos sobre três empresas que venceram as consequências da calamidade, mostrando não só suas histórias de superação, mas também estratégias concretas para adaptação e recuperação”, diz.

 

Os convidados

 

Claudir Dullius é proprietário das Lojas Dullius. Com 45 anos de carreira, o empresário expandiu seu negócio para mais de 20 unidades no Rio Grande do Sul e fundou a Doaço e a CRD Construções. Durante sua fala, o empresário compartilhará os desafios e conquistas que o destacam , oferecendo percepções valiosas sobre sua trajetória.

 

Roberto Argenta é presidente da Calçados Beira Rio S.A. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fundou a Calçados Beira Rio em Igrejinha, onde se destacou como um dos maiores fabricantes sustentáveis do Brasil. Argenta compartilhará sua experiência de 49 anos no setor, enfatizando o empreendedorismo e a criação de empregos.

 

Paulo Bittencourt Rocha é gestor da Bodega D’Lourdes, localizada no bairro Jacarezinho, em Encantado. Com mais de 20 anos de experiência em gestão de recursos humanos, ele possui formação em Contabilidade e Administração, além de MBA em Administração com ênfase em RH e Gestão Estratégica de Pessoas. Rocha traz também um sólido conhecimento e ampla experiência na área de gestão de pessoas de grandes empresas, como Gerdau e Grupo Ipiranga. Rocha falará sobre sua vivência nas enchentes e como se reinventou como pequeno empreendedor.

 

Como participar

 

As inscrições podem ser feitas pelo link disponível nas redes sociais da ACI-E. O investimento é de R$ 40,00 para associados e R$ 60,00 para não associados.

 

Para mais detalhes, os interessados podem contatar a ACI-E pelo telefone (51) 3751-2255. O evento conta com o apoio do Sicredi Região dos Vales.