ACI-E recebe workshop sobre Fundopem Recupera RS para apoiar empresas afetadas por catástrofes climáticas

Atentas às necessidades das empresas que sofreram os impactos das enchentes e deslizamentos de terra, a Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) e a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL) trazem para a região o Workshop Fundopem Recupera RS.

As atividades são gratuitas e ocorrem na terça-feira, dia 15. Primeiro, às 10h, no Salão de Eventos da ACIL, em Lajeado, e depois, às 14h, na Sala 203 do Centro Empresarial ACI-E, em Encantado. A iniciativa tem o apoio da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT) e do Arranjo Produtivo Local (APL) de Alimentos e Bebidas.

O programa Fundopem Recupera RS é a versão do Fundopem/RS adaptada para as indústrias atingidas direta ou indiretamente pelas enchentes. O incentivo permite o desconto de percentual aplicado sobre todo o ICMS devido pela empresa, sendo muito mais benéfico que a versão original do Fundopem, que é somente sobre o ICMS incremental. Além disso, são aceitos os investimentos realizados a partir de 24 de abril de 2024. O programa está disponível até 31 de dezembro desse ano para solicitar.

O tema será abordado pelo diretor da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Gustavo Rech. Segundo ele, o novo programa é uma adaptação do Fundopem normal, destinado exclusivamente para as empresas impactadas direta e indiretamente pelas enchentes ocorridas no final de abril desse ano. “Falarei sobre a característica, sobre como é vantajoso esse benefício e como pode ajudar a empresa a recuperar os patamares e as suas atividades que tinham antes das enchentes. O Fundopem Recupera é muito mais benéfico”, explica Rech.

Interessados em participar do Workshop Fundopem Recupera em Encantado podem se inscrever por meio do link disponível nas redes sociais da ACI-E. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone/whatsapp (51) 3751-2255. Já em Lajeado, o link para inscrição está disponível no site www.acilajeado.org.br

O palestrante

Há cinco anos na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Gustavo Rech também tem uma trajetória de 10 anos de trabalho em temas relacionados a incentivos estaduais. É responsável pela operacionalização dos principais programas de fomento a empresas no Estado, tais como: Fundopem/RS, Proedi (Distritos Industriais), APLs (Arranjos Produtivos Locais) e benefícios fiscais para áreas específicas.