Persistência é a palavra-chave que caracteriza o dia-a-dia dos últimos quatro anos, na vida do jovem Anderson Capitânio (28). Proprietário da empresa Gelo São José, ele superou, nesse período, a passagem de dois sócios no negócio, negociações mal feitas, confiança inadequada em determinadas pessoas, além de buscas constantes por financiamentos para viabilizar o negócio, que começou sem capital de giro nem conhecimento da atividade. “Tínhamos apenas uma vontade muito grande de fazer alguma coisa”, revela.
Essa vontade ainda permanece. É ela que mantém acesa a chama da determinação, da ousadia e da coragem de superar as dificuldades, manter o foco no mercado e no negócio escolhido para empreender. Há dois anos, ele conta com o apoio da esposa Josiane Bouviê (25) e com sua capacidade de gestão. Estudante de Administração de Empresas, Josiane procura aplicar seus conhecimentos adquiridos na universidade no negócio do casal. Para Anderson, a vinda da companheira aliviou os contratempos provocados pela saída dos dois sócios existentes quando a atividade de fabricar gelo iniciou. “Foram muitos momentos de estresse, de preocupações, de tensões acima do limite tolerado, porque começamos nos escuro, sem o preparo adequado; mas felizmente conseguimos manter uma boa imagem no mercado, com palavras e compromissos honrados, o que tem permitido continuar na atividade, investindo sempre”, declara.
Desde o início das atividades a Gelo São José está instalada no pavilhão industrial. No começo, uma sala foi destinada aos jovens empreendedores. Hoje, são duas para a linha de produção e um escritório. “Reconhecemos muito o quanto o Poder Público foi fundamental para que nossa empresa ainda exista”, diz Anderson. Entretanto, ele avalia que chegou o momento de iniciar nova fase. O casal busca uma área em que possa construir o espaço físico de sua empresa, adequado às necessidades de maquinário, manejo, conservação do estoque e entrega. “Já tivemos muitas conquistas, e seguimos buscando novas qualificações; é preciso muita coisa para se tornar e se manter competitivo”, conclui.
Anderson mostra a máquina produzindo gelo. Próximos investimentos devem cobrir a estrutura da esteira
Interior da câmara fria. Estoque e paletes para transporte das mercadorias
No inverno, vendas de gelo diminuem 70%. Vendas são compensadas com produtos congelados