ACI-E destaca representatividade regional em cargos de liderança na Fiergs/Ciergs

A Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) enaltece a presença de três empresários do Vale do Taquari na nova diretoria da Federação e do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs/Ciergs). Entre eles, estão dois conselheiros da ACI-E, Angelo César Fontana e Gilberto Antônio Piccinini. Fontana integra o quadro dos vice-presidentes regionais do Ciergs, enquanto Piccinini é um dos diretores, mesma função exercida por Aline Eggers Bagatini, CEO da Fruki Bebidas.

 

Uma comitiva do Vale acompanhou a cerimônia de posse da gestão 2024/2027 que ocorreu no último dia 18, em Porto Alegre, e marcou também a ascensão do empresário Claudio Bier ao cargo de presidente da Fiergs/Ciergs.

 

A representatividade do Vale do Taquari em cargos de liderança em âmbito estadual cria a expectativa de que as demandas do setor produtivo regional ganhem mais visibilidade e possam ser atendidas, avalia a presidente da ACI-E, Raquel Cadore. “Enquanto região, temos situações específicas que necessitam de um olhar mais próximo. A presença dos nossos representantes também traz a perspectiva de um desenvolvimento industrial mais equilibrado e inclusivo, além da integração com lideranças estaduais e o fortalecimento da coesão em diferentes áreas. Sem dúvida, vai estimular tanto a troca de experiência quanto o apoio às necessidades das indústrias locais nesse momento de retomada”, comenta Raquel.

 

Angelo Fontana acredita que a presença do Vale do Taquari na diretoria da Fiergs/Ciergs preenche uma importante lacuna de trabalho no associativismo regional. “As nossas funções permitem que possamos atender e defender a principal base na geração de emprego e renda. A indústria faz a roda da economia girar, alimentando e movimentando os setores de comércio e serviços, principalmente, neste momento de retomada após as três cheias que fomos vítimas”, afirma Fontana.

 

Representar os produtores rurais e a agroindústria é o objetivo do presidente do Conselho de Administração da Dália Alimentos, Gilberto Piccinini, como diretor da Fiergs/Ciergs. “É uma importante instituição que defende as indústrias gaúchas. Estamos ao lado de diretores que representam diferentes setores e regiões do Estado. Trabalharemos juntos em alinhamento com o presidente Claudio Bier”, afirma. “Também teremos um grande desafio diante do cenário de catástrofe climática que enfrentamos. Este é um momento de reconstrução, e estamos todos empenhados em tornar novamente o Rio Grande do Sul um Estado pujante, como sempre foi”.

 

Aline Eggers Bagatini diz estar comprometida em representar as necessidades e prioridades das indústrias. “Ao lado dos demais diretores, buscarei assegurar que as demandas da nossa região recebam a devida atenção e importância, promovendo um ambiente de crescimento e desenvolvimento sustentável. Juntos, trabalharemos para fortalecer a voz das nossas indústrias e impulsionar o progresso econômico e social do Vale do Taquari”, salienta.

 

Desde o início do ano, as três lideranças também fazem parte da diretoria da Câmara da Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT), com Fontana na presidência, Piccinini como secretário e Aline na posição de diretora da Indústria.

 

 

Saiba mais

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) e o Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (Ciergs) são entidades de representação sindical da indústria gaúcha. Elas atuam por políticas de fortalecimento do setor em âmbito estadual, nacional e internacional em busca de ambiente que contribua para a competitividade, a inovação tecnológica e o desenvolvimento. Também participam da interlocução com os poderes executivo, legislativo e judiciário na defesa do crescimento econômico e da expansão dos negócios, a fim de gerar valor, renda, emprego e qualidade de vida.