ACI-E quer multiplicar na comunidade orientações sobre prevenção e resgate em desastres naturais

Associação participou do treinamento “Agente Capaz”, realizado nesta semana em Encantado

 

Encantado – A Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) integrou o grupo de participantes do treinamento “Agente Capaz, formando comunidades resilientes”, realizado na segunda-feira, dia 15, em Encantado. Promovida pela ONG Humus Brasil em parceria com plataforma digital Vvolunteer, a capacitação focou em orientações sobre prevenção e resgate básico em soterramento, desabamento, enchente, inundação e alagamento.

 

A atividade teve duração de oito horas e reuniu cerca de 30 pessoas, entre moradores e líderes comunitários. A primeira parte explorou os conteúdos teóricos e foi realizada no Auditório Brasil da Prefeitura. Os ensinamentos práticos e técnicos foram repassados durante visita ao bairro Navegantes, um dos mais afetados pelas recentes inundações. Após o encerramento, a turma recebeu certificado.

 

A partir de agora, a ACI-E entende que é necessário manter a mobilização e multiplicar as orientações em ações pontuais nas comunidades e nas escolas. “Nos desastres, quem realiza os primeiros socorros são as pessoas mais próximas. O treinamento nos mostrou o que fazer em situações de desastre ambiental e trouxe referências importantes sobre prevenção, além de dar autonomia para as pessoas auxiliarem de forma organizada. Agora, como Agente Capaz, seremos multiplicadores desses ensinamentos”, comenta a presidente da Associação, Raquel Cadore.

 

Saiba mais

A Humus Brasil é uma organização sem fins lucrativos formada por bombeiros militares, da reserva e militares com especialização em desastres. Atua desde 2021 com foco específico para atuar em prevenção e resposta a desastres. O grupo já realizou trabalhos nas cidades de Brumadinho-MG e Mariana-MG, além dos países Haiti e Turquia.