Presidente Raquel Cadore foi uma das painelistas do evento Tá Na Mesa e apresentou o case do SOS Habitar
O aniversário de 85 anos da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), comemorado em setembro, rendeu homenagens na Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul).
Na quarta-feira, dia 9, a presidente da ACI-E, Raquel Cadore, foi uma das painelistas do tradicional evento Tá na Mesa, que tratou da temática “Crise de Talentos: como superar a falta de mão de obra no mercado atual”, momento em que recebeu uma placa do presidente da Federasul, Rodrigo Souza Costa, em reconhecimento à trajetória da entidade encantadense, sobretudo, pelos serviços prestados em prol do associativismo. Raquel apresentou o case da Associação SOS Habitar Vale do Taquari, entidade voluntária que trabalha na busca de recursos para a construção de moradias para famílias de trabalhadores desabrigados na região.
“Ficamos honrados com a homenagem recebida pela Federasul. Ao mesmo tempo, enquanto ACI-E, enfatizei que a escassez de mão de obra já estávamos discutindo no Programa de Desenvolvimento Econômico Local (Prodel) e que já era um problema anterior às enchentes do Vale do Taquari. Agora, em função das catástrofes, voltamos nosso olhar para a questão das moradias, porque isso também é um dos fatores que contribuem para que o trabalhador permaneça na região. Além da necessidade de buscar a qualificação da mão de obra, de dar oportunidades para o jovem se inserir no mercado e se sinta motivado a permanecer na região”, comenta Raquel.
Repercussão entre os conselheiros
Conselheiro da ACI-E, o empresário Rafael Fontana acrescenta que a associação, nos últimos anos, tem desempenhado um papel fundamental em pautas que vão desde o combate ao aumento de impostos até a negociação para evitar que a concessão do novo pedágio fosse abusiva e prejudicial à economia da cidade. Fontana também ressalta a atuação da entidade durante as recentes catástrofes climáticas, sobretudo, no esforço em oferecer suporte às empresas e à população. “A ACI-E foi atuante de forma efetiva, defendendo os interesses das empresas e da comunidade, com ações que incluíram recuperação das empresas, crédito, logística, habitação e ajuda humanitária”, acrescenta o diretor da Lume Eventos.
Para o presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Dália Alimentos e também conselheiro da ACI-E, Gilberto Piccinini, a homenagem da Federasul representa o reconhecimento dos trabalhos prestados pela ACI-E ao município. “A nossa região se caracteriza pela força do associativismo e cooperativismo. Modelos de organização que fazem o Vale do Taquari ser tão pujante”, pontua. Piccinini reforça que a trajetória de 85 anos da associação demonstra o compromisso com a comunidade. “Cumprimento a presidente Raquel Cadore e enfatizo o sentimento de orgulho por fazer desta importante entidade, cujas ações trazem resultados relevantes para Encantado e região”, diz.
CIC-VT engajada em projetos regionais
A participação da ACI-E no Tá na Mesa foi intermediada pela Câmara da Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT). Conforme o conselheiro da ACI-E e presidente da CIC- VT, Angelo César Fontana, além do SOS Habitar, a entidade regional acompanha o projeto da Associação de Moradores do Bairro Santa Clara, de Encantado, que está mobilizada em busca de recursos para executar obras de contenção de encostas, além de projetos na área de recuperação de solo, em Estrela, e na manutenção e reconstrução da represa de Santa Lúcia, em Putinga. “A CIC também está com 10 projetos de pontes aprovados pelo Instituto Ling, com orçamento de R$ 8 milhões para 10 cidades do Vale. Estamos mobilizados para reconstruir o mais rápido possível nossa região”, garante Fontana.