ACI-E valoriza o associativismo como essencial para a retomada pós-enchente

Entidades parceiras de outras cidades encaminharam donativos para auxiliar no restabelecimento dos negócios em Encantado e região

 

A força do associativismo é essencial para a implementação de ações de apoio às empresas e famílias afetadas pelas recentes enchentes em Encantado e região. Nesse contexto, a Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) dedica seus esforços na mobilização de outras associações, fundações, entidades e voluntários para dar suporte nessa fase de reconstrução e retomada dos negócios.

 

Entre as iniciativas lideradas pela ACI-E estão a organização e a entrega de donativos recebidos de outras cidades. São kits de higiene e limpeza, alimentos, equipamentos eletrônicos e móveis que são distribuídos para associados e a comunidade conforme a demanda. “Além do potencial de unir pessoas com interesses comuns, conseguimos promover a colaboração e a criação de uma rede de apoio que amplia as nossas possibilidades, principalmente nessa retomada. É um ato de solidariedade, que beneficia não só os envolvidos, mas também promove uma sociedade mais justa e igualitária”, comenta a presidente Raquel Cadore.

 

A Associação Comercial Industrial e Agropecuária (ACIAP), de Horizontina, é uma das parceiras. A entidade se sensibilizou com um pedido divulgado pela ACI-E em que solicitava mesas e cadeiras para atender as empresas associadas que haviam perdido seus móveis. “Esse pedido de Encantado encaminhado pela executiva Bernardete Rissi nos tocou muito. Logo buscamos parceiros para nos ajudar. O Rotary Clube de Horizontina contribuiu com utensílios domésticos, a escola Fisk doou mesas escolares, o Sicredi Noroeste repassou móveis que recém haviam sido trocados e estavam aguardando destino e o Núcleo de Mulheres organizou kits de higiene para mulheres”, relatou a presidente da ACIAP, Lediana Bartz.

 

Segundo ela, a mobilização reflete na prática o conceito do associativismo. “Quando você tem pessoas que participam, você forma uma rede muito forte de apoio. Muitas mãos se juntam para ajudar. Sem dúvida, uma ação que encheu nosso coração de alegria e que valoriza ainda mais a integração entre as associações”, acrescentou.

 

O caminhão com as doações enviadas pela ACIAP de Horizontina chegou a Encantado na semana passada e o Clube Comercial (CC) abriu as portas para receber e armazenar os móveis e os outros materiais, em mais um exemplo de solidariedade e trabalho colaborativo entre entidades. Conforme o casal presidente do CC, Michele e Fabiano Hollmann, o Clube atendeu o pedido da ACI-E e cedeu o lugar para esta ação. “Era preciso um espaço grande para descarregar os móveis até a triagem e entrega”, explica Michele.

 

Desde setembro do ano passado, o Clube sofreu prejuízos significativos com as inundações. Foram perdidos mobiliários, eletrodomésticos, documentos e arquivos de fotos. Embora a falta de estrutura adequada, a diretoria do CC autorizou o alojamento de voluntários vindos de outras cidades e ainda organizou a montagem e distribuição de kits para mais de 200 famílias a partir da doação de sete toneladas de alimentos enviados pelo município catarinense de Presidente Getúlio. “Tudo isso nos proporcionou um sentimento de alívio por saber que, de alguma forma, o Clube, mesmo sendo vítima das enchentes, estava ajudando de alguma forma”, salienta Michele. “Poder auxiliar os atingidos nesse momento tão difícil e também as instituições que estão à frente da organização e logística nos deixa felizes e gratos pela confiança”, acrescenta Fabiano.

 

Mais sobre o associativismo

O associativismo é a formação de associações entre indivíduos ou entidades com interesses e objetivos comuns, visando à cooperação mútua e o fortalecimento coletivo. No contexto econômico e social, o associativismo promove a união de forças para alcançar metas que seriam difíceis de serem atingidas individualmente. É uma maneira importante para o fortalecimento de comunidades e setores econômicos, permitindo uma maior representatividade e impacto.