Líderes destacam trajetória inspiradora da ACI-E no aniversário de 85 anos

O aniversário de 85 anos da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) reuniu associados, autoridades e representantes de entidades na noite de segunda-feira, dia 2 de setembro. Cerca de 280 convidados acompanharam o evento no auditório do Sicredi Região dos Vales. Com o tema “Arte & Associativismo”, a programação teve apresentação da Orquestra Municipal de Encantado, palestra com Soraia Schutel, cofundadora da Sonata Brasil, homenagens e coquetel.

Desde a origem, em 1939, a ACI-E tem atuado como pilar do desenvolvimento econômico e social, não só de Encantado, mas do Vale do Taquari, observou a presidente Raquel Cadore. Dos 370 associados, 76% são formados por pequenos e microempresários. “Passamos por transformações significativas, mantendo os valores da nossa fundação, superando crises e desafios com união e coragem. A nossa ACI-E se destaca pelos serviços à comunidade empresarial, buscando desenvolvimento econômico, social e cultural. Somos uma entidade moderna, comprometida com inovação e desenvolvimento humano”, disse Raquel, enquanto listava as principais conquistas, projetos, mobilizações e eventos promovidos e apoiados pela entidade.

Associativismo inspirador
Ao mesmo tempo que parabenizaram a ACI-E pelo aniversário, as manifestações apontaram o modelo associativista, que norteia a trajetória da entidade, como inspiração para a reconstrução do Estado no pós-enchente. O representante do governo do Estado, Diogo Leuck, salientou que a união de empreendedores é essencial para o progresso. “Estamos trabalhando para desburocratizar o Estado e apoiar os empresários”, comentou. O secretário de Turismo e Desenvolvimento de Encantado, Marcelo Casaril, ressaltou que o associativismo está na essência da comunidade encantadense. “A ACI-E tem sido fundamental no apoio às empresas, mesmo diante de desafios”. O presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul), Rodrigo Souza Costa, enalteceu a visão comunitária e o trabalho das lideranças que impulsionam as mudanças na sociedade. “Devemos aprender com o passado e continuar reconstruindo com a mesma determinação dos nossos antecessores”, disse.

Para o presidente da Câmara da Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT), Angelo César Fontana, a região vem superando os desafios com o apoio de diversas entidades. “Esse esforço nos tornará mais fortes e prósperos”, afirmou. O vice-presidente regional da Federasul e presidente da CIC Teutônia, Renato Lauri Scheffler, acrescentou que o associativismo empresarial faz a diferença em situações difíceis. “Precisamos continuar gerando oportunidades e fortalecendo empresas”. Já a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da Federasul, Simone Leite, elogiou a contribuição das mulheres para o fortalecimento do setor. “Esta noite celebra o presente e reafirma nosso compromisso com o futuro”.

Homenagens

Os presidentes que administraram a ACI-E na última década foram homenageados com uma placa. Receberam a distinção Renata Casagrande Galiotto, Marcos Ivanor Tonin (representado pelas filhas Simone, Ana Paula e Fernanda), Rafael Fontana, Maria Cristina Buffon Castoldi, Alex Sandro Herold e Angelo César Fontana. O mesmo reconhecimento havia sido feito aos demais presidentes nas comemorações do aniversário de 75 anos.

Palestra

Cofundadora da escola de líderes Sonata Brasil, Soraia Schutel foi convidada para falar sobre a ‘Jornada Heróica na Crise’. O conteúdo trouxe orientações de como lidar com as provações da jornada a partir de três pilares: associativismo, esperança e resiliência. Soraia destacou como essas práticas ajudam a encontrar soluções em situações de desesperança, além da importância do associativismo e do cooperativismo. Ela afirmou que essas ferramentas proporcionam o fortalecimento psicológico para enfrentar as crises, sejam elas individuais ou coletivas.

Árvore do associativismo

Durante o evento, na entrada do auditório Sicredi, as pessoas eram convidadas a colocar a digital com tinta na árvore do associativismo. A obra é da artista Eunice Benvegnu Luersen e ficará exposta no Centro Empresarial ACI-E.

Saiba mais

A ACI-E foi fundada em 02/09/1939. Nesse período, 32 líderes empresariais assumiram a presidência. O primeiro gestor foi David Pio de Nes, nos anos de 1939 a 1940.