Núcleos da ACI-E impulsionam o associativismo e o crescimento empresarial

A Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) desempenha um papel essencial no fortalecimento do associativismo e no desenvolvimento econômico local, especialmente por meio de seus núcleos setoriais. Atualmente, a ACI-E conta com cinco núcleos em atividade: Mulheres Empreendedoras – SuperAção, Associação dos Jovens Empreendedores do Vale (AJEV), Turismo em Ação, Desenvolvimento de Pessoas e o recém-criado Comércio Varejista. Juntos, esses grupos reúnem cerca de 100 nucleados e promovem a cooperação entre empresários de diferentes setores.

O primeiro núcleo criado na entidade foi o de mulheres empreendedoras em 2017. Os núcleos da ACI-E não são apenas grupos de trabalho, mas sim uma parte estratégica e permanente da associação, subsidiada pelo Programa Empreender, que oferece metodologia de trabalho e ferramentas de gestão empreendedora utilizadas nos encontros dos nucleados. Essas ferramentas, como a matriz SWOT, 5W2H e DRE, ajudam os participantes a enfrentar desafios e buscar soluções conjuntas para seus negócios.

A moderadora de núcleos, Angelita Mocellin Bett, explica que a união entre empresas nesses grupos é benéfica para o mercado. “Quando empresas trabalham juntas, todo o mercado ganha. Além de compras em conjunto, é possível a troca de experiência, parcerias e aquisição de novos clientes”, comenta Angelita, ao mesmo tempo em que valoriza as reuniões quinzenais e as capacitações organizadas pelos próprios nucleados.

Ao destacar a contribuição dos núcleos para a evolução pessoal e profissional dos empresários, a presidente da ACI-E, Raquel Cadore, cita o próprio exemplo e das colegas de diretoria, Maria Cristina Castoldi e Vânia Pedó, que ingressaram na associação por meio dos núcleos. “Esses grupos são o coração da associação, pois permitem o desenvolvimento de habilidades essenciais para os empresários, como comunicação e liderança”, afirma Raquel. “Os núcleos fortalecem os empreendedores, os nucleados e, principalmente, a associação”. Conforme a presidente, esses grupos são fundamentais para unir esforços em prol do desenvolvimento pessoal, coletivo, social e econômico. “Enquanto nucleada, eu trouxe para o Núcleo, e a ACI-E abraçou a ideia, de organizar a Jornada da Espiritualidade, oferecendo todo suporte, estrutura física e de pessoas, além do próprio nome da entidade, como forma de fortalecer ideias que vêm em benefício de todos”, afirma.

Essência do associativismo

A diretora administrativa da ACI-E, Maria Cristina Castoldi, que presidiu a entidade em 2021, define os núcleos como o carro-chefe da associação e a essência do associativismo. “Eles criam um ambiente favorável ao crescimento das empresas, onde os nucleados cooperam entre si para solucionar desafios e fortalecer seus negócios. O associativismo é o alicerce que permite a uma comunidade ganhar maior expressão social, política e econômica, e a ACI-E visa promover essa união e estimular o empreendedorismo, atendendo às necessidades dos nucleados para que se sintam pertencentes à entidade”, observa. “Por meio dos núcleos, as empresas atuam num ambiente favorável ao crescimento. Os nucleados cooperam entre si, desenvolvem alternativas de solução conjunta para as dificuldades vivenciadas, promovendo ações associativistas que visam fortalecer os participantes e seus empreendimentos”.

A diretora de núcleos, Vânia Pedó, complementa que esses grupos oferecem uma rede de contatos crucial para o sucesso empresarial. “A gente consegue unir diferentes perfis de participantes, empresas e segmentos que, em outro lugar, não teria essa gama de pessoas com esse conhecimento específico que possam auxiliar dentro das suas empresas. A diferença entre os participantes faz com que aconteça um crescimento mútuo”, observa Vânia, destacando o networking e as reuniões quinzenais como momentos-chave para a troca de conhecimento e resolução de problemas comuns. “Os núcleos são a parte pulsante e extremamente importante dentro da associação. E quanto maior o número de participantes, mais pessoas conseguimos ajudar, mais pessoas se conectam a essa rede que se torna cada vez mais forte, fazendo também que a gente tenha a economia, as empresas e os empresários mais fortes”, enfatiza.

Mais sobre a criação dos Núcleos da ACI -E

– 2017: Criação do Núcleo de Mulheres Empreendedoras – SuperAção, durante a gestão da presidente Renata Galiotto;

– 2018: Criação do Núcleo de Jovens Empreendedores, durante a gestão do presidente Rafael Fontana;

– 2021: Criação dos Núcleos de Desenvolvimento de Pessoas e Turismo, durante a gestão da presidente Maria Cristina Castoldi. Após algum tempo, devido ao momento vivido pela região, o Núcleo de Turismo foi dividido em Núcleo Bem Receber – Gastronomia e Hotelaria e Núcleo Turismo em Ação. Em razão do aumento de núcleos ativos e da necessidade de manter a organização, o controle e atender os anseios dos nucleados, também foi incluída, na composição da Diretoria Executiva, a função de Diretora de Núcleo, para oferecer participação na tomada de decisões e ações da entidade. O cargo foi exercido por Darjela Calvi, de 2021 a 2023, e sucedido por Vânia Pedó, em 2024. Ainda nesse ano, foi implantado o Conselho de Núcleos, composto pela Diretora de Núcleo, Coordenadores de Núcleo e Gerência Executiva, a fim de oferecer estrutura apropriada para a melhoria contínua das atividades voltadas aos Núcleos;

– 2024: Criação do Núcleo do Comércio Varejista durante a gestão de Angelo César Fontana e Raquel Cadore. Neste ano, também os Núcleos Bem- Receber e Turismo em Ação são unificados e voltam a ser somente um grupo voltado a iniciativas relacionadas ao turismo.