Encantado começa a viver o clima da Suinofest 2023. Uma das maiores festas gastronômicas do Estado, que ficou suspensa em duas oportunidades nos anos de 2021 e 2022 devido à pandemia da Covid-19, retorna nos três primeiros finais de semana de junho, dias 3, 4, 10, 11, 17 e 18, no Parque João Batista Marchese.
Na noite desta sexta-feira, dia 3, na sede do Sicredi Região dos Vales, manifestações de otimismo e expectativa dos organizadores marcaram o lançamento oficial da 20ª edição, com a apresentação das principais atrações para convidados e imprensa.
O Salão Gastronômico projeta receber mais de 14 mil pessoas. Nesse ano, o espaço acolherá os visitantes aos sábados (meio-dia e noite) e domingos (meio-dia) no Ginásio de Esportes, cuja estrutura está sendo reformada e ampliada pela Prefeitura de Encantado, assim como parte da área externa do Parque.
Entre as novidades do cardápio típico, que servirá mais de 50 tipos de comida e mais de 40 rótulos de bebidas, estão a Pancetta suína, Iscas de filé ao molho barbecue, Iscas de filé ao molho de mostarda e mel e Novos sabores de pizzas salgadas e doces.
Disposta a oferecer a melhor qualidade e originalidade gastronômica aos frequentadores do Salão, a organização manteve as parcerias com a Comunidade de Jacarezinho e com a Equipe do Sr. Airton Fachini para a elaboração dos pratos típicos, além da profissionalização no atendimento aos frequentadores do Salão.
Na área externa do Parque, o público terá acesso ao Espaço Cultural e ao Festival de Compras. A organização é da Lume Eventos e mais de 100 espaços já estão reservados. A Praça de Alimentação terá 11 locais para gastronomia e 19 para agroindústrias. Também estão programados seminários e eventos com temáticas relacionadas ao Turismo e ao Associativismo, além das ações desenvolvidas pelos Núcleos do Programa Empreender.
A Suinofest 2023 é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), com apoio da Administração Municipal. O patrocínio master é de Dália Alimentos e Sicredi Região dos Vales.
“Um dos maiores eventos do país”, diz presidente da ACI-E
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), Alex Herold, enfatizou que a Suinofest segue firme para se consolidar como um dos maiores eventos de gastronomia de carne suína do país. “Acredito no sucesso da festa, principalmente, pelos valores que o povo encantadense traz desde as suas origens, entre eles, visão, organização, união, cooperação, participação, bem comum, empreendedorismo e associativismo”, afirmou.
“Cenário positivo”, ressalta prefeito Jonas Calvi
O prefeito Jonas Calvi parabenizou a ACI-E pela retomada da Suinofest e ressaltou que a festa volta a ser realizada em um cenário positivo para Encantado. “Temos uma agricultura forte, somos líderes na região no ranking das exportações, nosso povo é trabalhador e sabe valorizar o que temos aqui”, disse. O gestor também lembrou o nome do ex-prefeito Adroaldo Conzatti, idealizador da Suinofest e da construção do Cristo Protetor, dois atrativos que hoje elevam o nome de Encantado.
Nova identidade visual
A Suinofest 2023 tem uma nova identidade visual. A principal transformação está nas cores do layout, que passa a incorporar o verde e o vermelho, as cores oficiais do município de Encantado, que tem como referência a bandeira da Itália. A ideia é transmitir o sentimento da tradição e da origem do povo encantadense, a maioria descendente de italianos. Outra mudança é o acréscimo da escrita Encantado-RS junto à logomarca.
Ingressos
A comercialização dos ingressos para o Salão Gastronômico começa na segunda-feira, dia 6, na sede da ACI-E. Nessa primeira etapa, a venda é exclusiva para associados e funcionários da ACI-E, Dália e Sicredi Região dos Vales. Novas políticas comerciais para agências e guias de turismo foram organizadas e, durante o mês, eles serão contatados. Para mais informações, o contato é com Karine Lima, na ACI-E, pelo fone (51) 9 9589-7160.
Para lembrar!
A última edição ocorreu em 2019. O público que circulou pelo Parque superou 32 mil pessoas. No Salão Gastronômico foram 8,3 mil pessoas.