Primeira etapa de construção prevê dois blocos com 38 moradias
Pouco mais de dois meses após o início das atividades da campanha SOS Habitar, voluntários celebram o recebimento da área onde serão construídas as edificações com as futuras moradias.
A doação do terreno que soma 2.035m², localizado no bairro Planalto, foi oficializada em um ato que reuniu voluntários e representantes dos poderes executivo e legislativo, na segunda-feira, dia 29, no Centro Administrativo Adroaldo Conzatti. Semanas antes, o documento passou pela Câmara de Vereadores onde foi aprovado por unanimidade.
A partir da assinatura será possível iniciar a execução da primeira etapa do projeto conduzido pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale (Aseavale) que prevê a construção de 38 apartamentos divididos em dois blocos de 1.117m ²cada. As unidades serão construídas em três diferentes metragens, com27, 50 e 60m², comportando banheiro, cozinha e sala integradas. O que difere cada um é a quantidade de dormitórios que varia entre 1 e 3 unidades conforme o espaço disponível.
As demais etapas poderão ser executadas conforme o volume de doações. “É preciso destacar a movimentação da comunidade em prol da causa e a união de parceiros e voluntários que permitiram que chegássemos até aqui. É esta mesma força que precisamos exercer para seguir os próximos passos”, explica o presidente da SOS Habitar, Rafael Fontana.
A construção das moradias será inteiramente custeada pela iniciativa privada, por meio de doações. A Associação é responsável por administrar os recursos e a execução das moradias destinadas às famílias que não são beneficiadas por programas sociais de habitação dos governos municipal, estadual ou federal. Trabalhadores que mantém vínculo empregatício na cidade, preferencialmente aqueles com careira assinada, MEI’s e profissionais liberais vinculados ao INSS que tiveram sua residência atingida ou interditada pela Defesa Civil também se enquadram nos critérios da campanha.
Doações podem ser realizadas através da conta 60781-4, agência 0136 pela Cooperativa Sicredi (Banco 748). A campanha conta com PIX, registrado pelo CNPJ da entidade: 55.216.472/0001-78. Doações vindas do exterior podem ser realizadas pelo site www.soshabitar.com.br.
Para dar mais transparência, os doadores saberão o destino de sua contribuição, com a informação do endereço do imóvel construído e a identificação do imóvel “apadrinhado” por sua doação. Ainda haverá auditoria externa para fiscalização dos recursos recebidos.
A Associação SOS Habitar é uma iniciativa de entidades de Encantado e região, entre elas: Associação dos Amigos do Cristo, Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT), Ordem dos Advogados do Brasil (subsecção de Encantado), Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale (Aseavale) e Prodel (Câmara Técnica Ambiente Empresarial), além do apoio de voluntários.